Anterior | Seguinte |
Comunhão - O Segredo do Poder
9º. dia - Série "O Batismo Diário do ESPÍRITO SANTO"
Parte II - 8 Dias Para Desenvolver Intimidade Com o ESPÍRITO SANTO
"Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Ef 6:12).
Para que sejamos vencedores nessa luta precisamos que DEUS habite conosco. Vamos cantar. |
Hoje iniciamos uma nova seção, onde nossa missão será buscar e desenvolver intimidade com o ESPÍRITO SANTO. A vida de CRISTO foi sempre pautada pela comunhão diária com o Pai, e esse foi o segredo para uma vida poderosa e vitoriosa sobre as hostes do mal. Nas primeiras horas de cada manhã, CRISTO era batizado com o ESPÍRITO SANTO e recebia poder e graça para ministrar.
A jornada de hoje vai nos conduzir a três pontos fundamentais para uma vida de comunhão e poder:
- A busca da presença de DEUS nas primeiras horas do dia, conforme CRISTO fazia, e como podemos ser abençoados por essa bendita comunhão;
- O poder que vem da comunhão afeta nossa vida em todos os aspectos, e como podemos aumentar esse poder diariamente;
- O poder que emana de DEUS, nos possibilita lutar contra o pecado e vencê-lo pela graça de CRISTO.
Buscando a presença de DEUS
Os hábitos devocionais diários do SENHOR JESUS nos ensinam um ponto muito importante quanto à nossa devoção. Esses hábitos O mantinham em pé diante das provações. Em Marcos 1:35, lemos sobre JESUS levantando-se bem cedo para orar. Nos tempos bíblicos, o período noturno era dividido em vigílias, sendo que a expressão "muito cedo" se referia à última vigília, antes do sol nascer: um horário entre 3h e 6h da manhã. No início do verão, o sol nascia, em Cafarnaum, aproximadamente às 5h.
JESUS tinha um tempo escolhido para comunhão. Imediatamente antes das primeiras luzes matinais, Ele buscava a comunhão com o Pai. Sua primeira atividade era buscar, em primeiro lugar, o reino de DEUS e a Sua justiça (Mt 6:33). O salmista diz: "Antecipo-me ao alvorecer do dia e clamo; na Tua palavra, espero confiante" (Sl 119:147).
Essa era a fórmula que JESUS usava para ter comunhão com o Pai, conforme os escritos do profeta Isaías, que diz: "O SENHOR DEUS me deu uma língua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado, Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos" (Is 50:4).
Todos os dias, nas primeiras horas da manhã, JESUS ia à presença do Pai para receber a renovação do batismo do Espírito. Ali, o amor do Pai era derramado em Seu coração, para que pudesse amar incondicionalmente a todos.
"Depois de passar horas com DEUS, apresentava-Se manhã após manhã para comunicar aos homens a luz do Céu. Cotidianamente recebia novo batismo do ESPÍRITO SANTO. Nas primeiras horas do novo dia o SENHOR [DEUS] O despertava de Seu repouso, e Sua alma e lábios eram ungidos de graça para que a pudesse transmitir a outros. As palavras Lhe eram dadas diretamente das cortes celestes, palavras que pudesse falar oportunamente aos cansados e oprimidos". - Parábolas de JESUS, p. 139.
O poder que vem da comunhão
A vida moderna impõe sobre todos a tirania da luta e da correria, como se fôssemos máquinas sem sentimentos e necessidades físicas, emocionais e espirituais.
Todos correm desenfreadamente, e no fim se dão conta de que não conseguiram o que mais necessitavam: paz, tranqüilidade, descanso, alegria, otimismo e visão altruísta.
Em primeiro lugar, a falta de comunhão com DEUS gera um desequilíbrio que afeta a pessoa em todos os aspectos da vida. E daí vêm as desilusões, a desesperança e os questionamentos existenciais: Vale a pena essa luta, única e exclusivamente, pelo material? Tanto sofrimento por nada? E como se não bastasse, até o sono foge, porque a mente não consegue se desligar dos problemas e compromissos do dia. A vida sem a presença de DEUS é sem objetivo e infeliz. É uma existência vã, em direção ao nada, aqui e na eternidade.
Meu irmão e minha irmã: Não temos alternativa para uma vida cristã repleta de poder e com a visão da eternidade a não ser que busquemos ao SENHOR cada dia, como se fosse o último de nossa vida. Busque você em Isaías, em João, nos ditos de JESUS ou em qualquer outra parte da Bíblia, e você verá que são a comunhão e o conhecimento do SENHOR que dão sentido à vida.
O profeta Isaías ordena num tom de urgência: "Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto" (Is 55:6).
JESUS orou por todos e definiu claramente o caminho para a salvação: "E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único DEUS verdadeiro, e a JESUS CRISTO, a quem enviaste" (Jo 17:3).
Guarde em seu coração: O segredo dado por CRISTO para uma vida vitoriosa aqui e na porvir é: "Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer" (Jo 15:5).
Ouça esta mensagem musical dos Arautos do Rei. |
O único poder que pode
A luta pelo controle de nossa mente por parte de CRISTO e Seu adversário é mais intensa do que imaginamos. A cruz nos dá a dimensão do sacrifício de nosso Salvador e da tirania de Satanás nessa disputa. O Leão da tribo de Judá e o leão que ruge de 1 Pedro 5:8 estão em luta permanente pelo domínio de nossa vida. Mas, graças a CRISTO, o diabo já é um inimigo vencido. Mas ele não desiste de lutar para nos derrotar e lançar sobre nós dor, angústia e ansiedade.
Mas o CRISTO vencedor estará conosco a cada passo do caminho.
Quando estiver em luta e lhe vier ansiedade, CRISTO diz: "Lance sobre Mim sua ansiedade, pois vou cuidar de você". (1 Pe 5:7.)
Quando lhe faltar fé, Ele ordena: "Resista firme até o fim; Eu vou ajudá-lo". (Mt 24:13.)
Quando se sentir desprotegido, escute Sua voz a lhe dizer: "O meu anjo vai protegê-lo". (Sl 34:7.)
Quando sentir que a sombra da morte se aproxima e bater o medo insuportável, Ele lhe diz: "Mesmo que esteja à sombra da morte, não tenha medo; Eu estou com você". (Sl 23:4.)
Quando sentir que as forças estão se esgotando Ele lhe diz: "Não desanime; persevere; Eu estarei com você até o fim". (Mt 28:20.)
A falta de discernimento espiritual é uma das características dos nossos dias, e isso por causa do materialismo, secularismo e incredulidade desenfreados.
Uma das conseqüências mais devastadoras dessa realidade é a incompreensão da natureza do grande conflito entre as forças do bem e do mal pelo controle de nossa vida. Não é somente uma luta carnal com teorias e armas humanas. É muito mais do que isso: "Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Ef 6:12).
Nenhuma teoria ou poder humanos, de qualquer natureza, pode dar ao pecador uma saída satisfatória para a sua condição. O único poder capaz de mudar essa triste situação é o poder que vem da comunhão com o Salvador.
"Devido ao pecado, nossa condição não é natural, e deve ser sobrenatural o poder que nos restaura, do contrário, não tem valor. Existe unicamente um poder capaz de quebrar o domínio do mal no coração dos homens, e esse é o poder de DEUS em JESUS CRISTO. Unicamente por meio do sangue do Crucificado existe purificação do pecado. Sua graça, tão-somente, nos habilita a resistir e subjugar as tendências de nossa natureza caída". - A Ciência do Bom Viver, p. 428.
Conclusão
Comunhão com DEUS é a vida da alma. "A comunhão com DEUS concede-nos uma experiência diária que verdadeiramente torna nossa alegria plena." - O Cuidado de DEUS [Meditações Matinais, 1995], p. 312.
Cantemos agora: "Mais Perto Quero Estar". |
Guarde em seu coração:
"Por intermédio das Escrituras o ESPÍRITO SANTO fala à mente, e grava a verdade no coração. Assim expõe o erro, expelindo-o da alma. É pelo Espírito de verdade, operando pela Palavra de DEUS, que CRISTO submete a Si Seu povo escolhido." - O Desejado de Todas as Nações, p. 671.
"A Palavra de DEUS, estudada e obedecida, guiaria os filhos dos homens, como os israelitas foram guiados por uma coluna de fogo à noite e uma coluna de nuvem de dia."- Testemunhos Seletos, v. 1, p. 510.
Meu compromisso:
- Orar pela renovação do batismo com o ESPÍRITO SANTO.
- Orar por meus amigos.
- Viver na presença de CRISTO.
- Testemunhar acerca do Evangelho.
- Adorar a DEUS com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.
Autor: Miguel Pinheiro Costa
Texto extraído da apostila do seminário das 40 madrugadas com DEUS
O Batismo Diário do ESPÍRITO SANTO
© Direitos reservados ao Ministério de Mordomia Cristã e Saúde da
Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia
Impressão original: Casa Publicadora Brasileira