Anterior Seguinte

O Batismo Diário do ESPÍRITO SANTO - I
17º. dia - Série "O Batismo Diário do ESPÍRITO SANTO"
Parte III - 11 Dias Para Buscar o Batismo do ESPÍRITO SANTO


"Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do ESPÍRITO não pode entrar no reino de DEUS" (Jo 3:5).

Ao iniciarmos nossa comunhão de hoje, antecipando o que iremos considerar, relembre em cântico o dia do seu batismo. Vamos cantar.


Iniciamos hoje a terceira seção de nossa jornada. Nela vamos aprender e recordar as solenes verdades acerca do batismo diário do ESPÍRITO SANTO. Essa experiência diária é vital e essencial para uma vida cristã renovada e cheia de poder. Creio que nosso anelo é voltar a viver com CRISTO como se vivia no período do primeiro amor. É ter cada dia a iluminação do ESPÍRITO SANTO, refletindo JESUS em toda a Sua plenitude e amor.

O poder restaurador e renovador trazido pelo ESPÍRITO vai nos encher de graça e criar em nosso coração um sentimento de ódio pelo pecado em todas as suas manifestações. Seremos atraídos a CRISTO com motivação renovada nas primeiras horas de cada manhã, e nossa alma receberá o sagrado Pão do Céu.

Na jornada de hoje e amanhã, vamos recordar e aprender algumas verdades acerca do batismo da água e do ESPÍRITO, e o que vem a ser o batismo diário do ESPÍRITO SANTO, seu significado, como receber esse dom e o que isto implica para o cumprimento final da missão. Estejamos certos de que serão dois dias de comunhão, poder, maravilhas e prodígios do ESPÍRITO SANTO em nossa vida.


O batismo da água e do ESPÍRITO

Volte agora sua mente para o dia de seu batismo. O que significou e o que representa hoje? Como se sentiu espiritualmente naquele instante? Sua vida espiritual hoje é melhor ou pior? Pense ainda: naquele momento você era um bebê espiritual que nascia para o reino de DEUS. O normal seria crescer cada dia, alimentando-se do Pão do Céu a fim de permanecer e atingir a plenitude de CRISTO. Isso tem acontecido em sua vida? Se não, por quê? Ore a DEUS neste momento e fale a respeito desse assunto.

Quando JESUS falou a respeito do batismo, Ele deixou claro que, para ver e entrar no reino de DEUS, a pessoa precisa ser batizada na água e no ESPÍRITO. Veja o que JESUS disse: "Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de DEUS. [...] Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do ESPÍRITO não pode entrar no reino de DEUS" (Jo 3:3, 5). Mais uma vez glorifique a JESUS em oração, porque Ele lhe deu a oportunidade de ver e entrar no reino de DEUS.

No dia de seu batismo você, publicamente, renunciou ao mundo em todos os seus aspectos pecaminosos e declarou: "Sou, a partir de agora, uma nova criatura, nascida para uma nova vida, e assim viverei cada dia, enquanto aqui viver." Ali estavam seus amigos e familiares que, entre lágrimas de alegria, glorificavam a DEUS. Também estavam presentes o Pai, o Filho e o ESPÍRITO SANTO - afinal, foi em nome da Trindade que você foi recebido no reino do Céu. Aquele foi um dia marcante em sua vida, pois você passou a ser um filho de DEUS, adotado em Sua família. O que isso significa para você hoje? Responda, em oração, a JESUS.

Os Arautos do Rei cantam: "Há Um Novo Nome na Glória".


Escute, agora, a palavra profética a respeito de seu batismo:

Um ato solene:

"Simboliza o batismo soleníssima renúncia do mundo. Os que ao iniciar a carreira cristã são batizados em nome do Pai, e do Filho e do ESPÍRITO SANTO, declaram publicamente que renunciaram o serviço de Satanás, e se tornaram membros da família real, filhos do celeste Rei". - Evangelismo, p. 307.

A mais solene renúncia:

"O batismo significa a maior e mais solene renúncia do mundo. Mediante profissão, o eu é morto com a vida de pecado. As águas cobrem o candidato, e na presença de todo o Universo é feita uma mútua promessa. No nome do Pai, do Filho e do ESPÍRITO SANTO o homem é imerso na sepultura líquida, 'sepultado com CRISTO no batismo', e erguido da água para viver uma nova vida de lealdade a DEUS. Os três grandes poderes no Céu são testemunhas, invisíveis, mas presentes". - A Fé Pela Qual Eu Vivo [Meditações Matinais, 1959], p. 146.


A marca e a assinatura de DEUS

"Os que são batizados no tríplice nome do Pai, do Filho e do ESPÍRITO SANTO, à entrada mesmo de sua vida cristã, [...] os que receberam a marca de DEUS pelo batismo, acatem estas palavras, lembrando-se de que sobre eles o SENHOR colocou a Sua assinatura, declarando-os filhos e filhas. O Pai, o Filho e o ESPÍRITO SANTO, poderes infinitos e oniscientes, recebem os que verdadeiramente entram em relação de concerto com DEUS. Estão presentes em cada batismo, para receber os candidatos que renunciaram ao mundo e receberam a CRISTO no templo da alma. Esses candidatos entraram para a família de DEUS, e seus nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro". - A Maravilhosa Graça [Meditações Matinais, 1974], p. 141.

Podemos estar certos de que esses três grandes poderes irão trabalhar harmoniosamente para revestir de poder aqueles que desejarem essa bênção. Como posso experimentar o poder que tive no dia do meu batismo em uma dimensão maior hoje? Como viver poderosamente na presença do Pai e cumprir a expectativa em minha vida?


Recebendo o batismo diário do ESPÍRITO SANTO

Quando abordamos este assunto, devemos ter claro em nossa mente duas palavras-chaves: permanecer e andar.

Assim como recebemos a CRISTO como Salvador e SENHOR e selamos e confirmamos isso no batismo, temos que permanecer cada dia nEle, com um fervor maior do que o que tivemos no dia do batismo. Não é suficiente ter recebido a CRISTO apenas nesse dia. É necessário permanecer na salvação dentro de uma base contínua. Sem essa continuidade a vida cristã perde o seu significado. Por isso, Ele diz: "Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer" (Jo 15:5). A mensagem aqui é: não é suficiente chegar a CRISTO. É preciso ficar com Ele, desfrutar-Lhe a companhia, permitir que o ESPÍRITO SANTO reproduza o caráter dEle em nossa vida. Esse é o segredo para uma vida cristã dinâmica e poderosa.

O desafio não é apenas ir à presença do Pai no momento da devoção pessoal, mas andar com Ele em cada momento do dia. Esta é a única maneira capaz de deter o domínio do pecado e das tentações. Daí a ordem da Palavra de DEUS: "Andai no ESPÍRITO e jamais satisfareis à concupiscência da carne" (Gl 5:16). Começar o dia na presença do ESPÍRITO e andar com Ele, olhando firmemente a CRISTO como Autor e Consumador da fé, nos permitirá viver com fé viva e poder renovado. Devemos começar e terminar o dia no poder do ESPÍRITO.

"Não devemos desviar nossos olhos de JESUS. Precisamos estar constantemente recebendo o dom de Sua graça, o batismo do ESPÍRITO SANTO, ou não seremos capazes de resistir à tentação ou fortalecer as coisas que permanecem, que estão prontas a morrer." - Olhando Para o Alto [Meditações Matinais, 1983], p. 262.

A comunhão com DEUS deve ser a primeira tarefa do dia. Quando abrimos a Palavra divina, não só para obter conhecimento, mas para desenvolver intimidade com o Pai, com o Filho e com o ESPÍRITO SANTO, somos revestidos com o poder que vem do alto. Recebemos o dom da graça e o batismo do ESPÍRITO SANTO, que nos capacitará a viver aquele dia com o mesmo poder e amor manifestados em CRISTO. O apóstolo Paulo fala que o ESPÍRITO SANTO vai derramar sobre nós o amor de DEUS: "Ora, a esperança não confunde, porque o amor de DEUS é derramado em nosso coração pelo ESPÍRITO SANTO, que nos foi outorgado" (Rm 5:5).

Esse amor, derramado em nosso coração pelo ESPÍRITO, e o alimentar-se diariamente da Palavra de DEUS farão toda a diferença na vida cristã. Sem esse batismo diário, que renova a esperança, a graça e o poder de CRISTO, não existe cristianismo saudável. Portanto, o batismo diário do ESPÍRITO é o renascimento de CRISTO e de Sua graça e misericórdia em nossa vida cristã.

Que através do ESPÍRITO SANTO o SENHOR JESUS possa nos despertar para, a cada dia, andarmos mais e mais perto dEle. Cantemos agora, antes de concluirmos nossa comunhão de hoje.


Guarde em seu coração:

"Precisa haver um reavivamento e uma reforma, sob a ministração do ESPÍRITO SANTO. Reavivamento e reforma são duas coisas diversas. Reavivamento significa renovação da vida espiritual, um avivamento das faculdades da mente e do coração, uma ressurreição da morte espiritual. Reforma significa uma reorganização, uma mudança nas idéias e teorias, hábitos e práticas. A reforma não trará o bom fruto da justiça a menos que seja ligada com o reavivamento do ESPÍRITO. Reavivamento e reforma devem efetuar a obra que lhes é designada, e no realizá-la, precisam fundir-se". - Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 128.


Meu compromisso:


Autor: Miguel Pinheiro Costa

Texto extraído da apostila do seminário das 40 madrugadas com DEUS
O Batismo Diário do ESPÍRITO SANTO

© Direitos reservados ao Ministério de Mordomia Cristã e Saúde da
Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia
Impressão original: Casa Publicadora Brasileira