O Que DEUS Diz Sobre o Respeito aos Pais
O Pecado Que Traz Maldição
A obediência e o respeito aos pais são imprescindíveis para se receber a Chuva Serôdia e estar preparado para a volta de JESUS.
Devido à gravidade do assunto, sendo esse um pecado tão comum, mesmo sendo tão grave aos olhos de DEUS quanto a idolatria, inserimos aqui abaixo, antes dos textos da pena
inspirada, alguns textos bíblicos que falam sobre o assunto. Ao ler, reflita um pouco sobre a seriedade desse pecado aos olhos de DEUS, um pecado que vai matar mais pessoas no
dia do juízo do que a maioria das pessoas pode imaginar.
"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na Terra que o Senhor teu Deus te dá." Êxodo 20:12.
"Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá. Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor; nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe, invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas". Marcos 7:10-13.
"Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe. E todo o povo dirá: Amém". Deuteronômio 27:16.
"O que aflige o seu pai, ou manda embora sua mãe, é filho que traz vergonha e desonra". Provérbios 19:26.
"O que amaldiçoa seu pai ou sua mãe, apagar-se-á a sua lâmpada em negras trevas". Provérbios 20:20.
"Ouve teu pai, que te gerou, e não desprezes tua mãe, quando vier a envelhecer". Provérbios 23:22.
"O que rouba a seu próprio pai, ou a sua mãe, e diz: Não é transgressão, companheiro é do homem destruidor". Provérbios 28:24.
"Os olhos que zombam do pai, ou desprezam a obediência à mãe, corvos do ribeiro os arrancarão e os filhotes da águia os comerão". Provérbios 30:17.
"Quando um homem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá; amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue será sobre ele. Levítico 20:9.
"O que ferir a seu pai, ou a sua mãe, certamente será morto". "E quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto". Êxodo 21:15 e 17.
"Cada um temerá a sua mãe e a seu pai, e guardará os meus sábados. Eu sou o Senhor vosso Deus". Levítico 19:3.
"Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos, então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar; e dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão. Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá. - Deuteronômio 21:18-21.
"Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe". Provérbios 1:8.
"Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe". Provérbios 6:20.
"O filho sábio alegra seu pai, mas o homem insensato despreza a sua mãe". Provérbios 15:20.
"O filho insensato é tristeza para seu pai, e amargura para aquela que o deu à luz". Provérbios 17:25.
"Há uma geração que amaldiçoa a seu pai, e que não bendiz a sua mãe". Provérbios 30:11.
"Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor". Colossenses 3:20.
"Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus". Mateus 5:19.
"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, ... tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te". 2 Timóteo 3:1-5.
"Porque o filho despreza ao pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa". Miquéias 7:6.
"Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem". Romanos 1: 30 e 32.
Fonte: Bíblia Sagrada
Consideremos agora o que Ellen G. White escreveu sobre o mesmo assunto.
"Muitos que professam ser cristãos não sabem o que significa 'honra a
teu pai e a tua mãe' e, por conseguinte, pouco saberão também o que
quer dizer 'para que se prolonguem os teus dias na Terra que o Senhor,
teu Deus, te dá'. Êxo. 20:12. ... O Esquadrinhador dos corações sabe
qual é a vossa atitude para com vossos pais; pois pesa o caráter moral
nas áureas balanças do santuário celeste. - Oh, confessai a negligência
com que tendes tratado a vossos pais, confessai vossa indiferença para
com eles, e o desprezo que tendes manifestado ao santo Mandamento
de Deus". - The Youth's Instructor, 22 de junho de 1893. -
Filhos e Filhas de DEUS, Pág. 60 (grifo nosso).
"'Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na Terra que o Senhor teu Deus te dá.' Êxo. 20:12.
"Os pais têm direito ao amor e respeito em certo grau que a nenhuma outra pessoa é devido. O próprio Deus, que pôs sobre eles a responsabilidade pelas almas confiadas aos seus cuidados, ordenou que durante os primeiros anos da vida estejam os pais em lugar de Deus em relação aos seus filhos. E aquele que rejeita a lícita autoridade de seus pais, rejeita a autoridade de Deus. O quinto mandamento exige que os filhos não somente tributem respeito, submissão e obediência a seus pais, mas também lhes proporcionem amor e ternura, aliviem os seus cuidados, zelem de seu nome, e os socorram e consolem na velhice. Ordena também o respeito aos ministros e governantes, e a todos os outros a quem Deus delegou autoridade.
"Este, diz o apóstolo, 'é o primeiro mandamento com promessa'. Efés. 6:2. Para Israel, esperando em breve entrar em Canaã, era um penhor, ao obediente, de uma vida longa naquela boa terra; mas tem ele uma significação mais ampla, incluindo todo o Israel de Deus e prometendo vida eterna sobre a Terra, quando esta estiver livre da maldição do pecado". - Patriarcas e Profetas, Pág. 308 (grifo nosso).
"O quinto mandamento vigora para os filhos enquanto eles e seus pais viverem". - The Youth's Instructor, setembro de 1873. - Filhos e Filhas de DEUS, Pág. 60 (grifo nosso).
"Os pais estão no lugar de Deus em relação aos filhos a fim de dizer-lhes o que devem e o que não devem fazer, com firmeza e perfeito domínio próprio. Cada esforço por eles feito com bondade e autodomínio cultivará em seu caráter os elementos de firmeza e decisão". - Manuscrito 119, 1899. - O Lar Adventista, Pág. 320 (grifo nosso).
"Os pais devem considerar que estão em lugar de Deus para com os filhos, a fim de incentivar todo princípio correto e reprimir todo mau pensamento". - Carta 104, 1897. - Orientação da Criança, Pág. 480.
"Vi que grande responsabilidade repousa sobre os pais. Eles não devem ser dirigidos pelos filhos, mas dirigi-los a eles. Foi-me apresentado Abraão. Ele foi fiel em sua casa. Ordenou sua casa depois dele, e isto foi lembrado por Deus.
"Foi-me então mostrado o caso de Eli. Ele não restringiu seus filhos, e eles se tornaram ímpios e vis, e por sua impiedade, desviaram a Israel. Havendo Deus dado a conhecer a Samuel os pecados deles, e a severa maldição que se devia seguir porque Eli não os reprimiu, disse que seus pecados jamais seriam expiados com sacrifício nem oferta. Ao contar-lhe Samuel o que o Senhor lhe mostrara, Eli submeteu-se, dizendo: "É o Senhor; faça o que bem parecer aos Seus olhos." 1 Samuel 3:18. Seguiu-se em breve a maldição de Deus. Aqueles ímpios sacerdotes foram mortos, e mortos foram também trinta mil dentre Israel, e a arca de Deus foi tomada pelos inimigos. E ao ouvir Eli que a arca de Deus fora tomada, caiu para trás e morreu. Todo esse mal veio em resultado da negligência de Eli em restringir seus filhos. Vi que se Deus foi tão exigente em observar essas coisas antigamente, não o será menos nestes últimos dias.
"Os pais devem governar os filhos, corrigir-lhes as paixões e subjugá-las, do contrário Deus seguramente destruirá os filhos no dia de Sua ardente ira, e os pais que não controlaram os filhos não ficarão sem culpa. - Testemunhos Para a Igreja Vol. 1, Pág. 122 (grifo nosso).
"Grande é a responsabilidade posta sobre pais e mães, e a honra a eles conferida nesse fato de que devem ocupar o lugar de Deus para com os filhos". - A Ciência do Bom Viver, Pág. 375 (grifo nosso).
"Deve-se mostrar respeito para com os representantes de Deus - pastores, professores, pais, os quais são chamados para falarem e agirem em Seu lugar. No respeito que lhes é manifestado, Deus é honrado." - Educação, pág. 244 (grifo nosso).
"Mas muitos jovens há que preferem ser os conselheiros e guias de si mesmos, e tomaram em suas próprias mãos o seu caso. Esses precisam estudar mais de perto os ensinos da Bíblia. Em suas páginas acharão revelado o seu dever para com os pais e seus irmãos na fé. Diz o quinto mandamento: 'Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.' Êxo. 20:12. E lemos noutra parte: 'Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.' Efés. 6:1. Um dos sinais de estarmos vivendo nos últimos dias é o fato de serem os filhos desobedientes aos pais, ingratos, profanos. A Palavra de Deus é abundante em preceitos e conselhos que mandam respeitar os pais. Impõe aos jovens o sagrado dever de amar e ajudar os que os guiaram através da infância, da meninice e da juventude, até à varonilidade e feminilidade, e que se acham agora em grande parte dependentes deles, quanto à paz e felicidade. A Bíblia não dá sonido incerto quanto a esse assunto; contudo, seus ensinos têm sido muito desrespeitados.
"Os jovens têm muitas lições a aprender, e a mais importante é aprenderem a conhecer-se a si mesmos. Devem ter idéias corretas acerca de suas obrigações e deveres para com os pais, e estarem constantemente a aprender, na escola de Cristo, a ser mansos e humildes de coração. - Fundamentos da Educação Cristã, Pág. 101 (grifo nosso).
"Satanás tem cegado a mente dos jovens para que não compreendam as verdades da Palavra de Deus. Sua sensibilidade está de tal forma embotada que não consideram o conselho do apóstolo: 'Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a [nova] Terra.' Efés. 6:1-3. 'Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.' Col. 3:20. Filhos que desonram e desobedecem aos pais, e não levam em conta seus conselhos e instruções, não podem ter parte na Terra feita nova. A Terra purificada não será lugar para o filho ou filha rebelde, desobediente, ingrato. A menos que aprendam obediência e submissão aqui, jamais a aprenderão; a paz do redimido não será mareada por filhos desobedientes, indisciplinados, insubmissos. Nenhum transgressor do mandamento pode herdar o reino do Céu". - Testimonies, Vol. 1, Págs. 497 e 498. - O Lar Adventista, Pág. 294 e 295 (grifo nosso).
"Deus ordenou, especialmente, afetuoso respeito para com os idosos. Diz Ele: 'Coroa de honra são as cãs, achando-se elas no caminho da justiça.' Prov. 16:31. Elas falam de batalhas feridas, vitórias ganhas, encargos suportados e tentações vencidas. Falam de pés fatigados próximos de seu descanso, de lugares que logo se vagarão. Ajudem às crianças a pensar nisto, e elas por meio de sua cortesia e respeito suavizarão o caminho dos que são idosos, e trarão graça e beleza a sua própria vida juvenil ao atenderem a ordem: 'Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho.'" Lev. 19:32. - Educação, Pág. 244 (grifo nosso).
"Cristo abençoava as crianças conduzidas a Ele por mães fiéis. Ele fará isto agora se as mães cumprirem seu dever para com os seus filhos, ensinando-os e educando-os em obediência e submissão. Então eles suportarão a prova e serão obedientes à vontade de Deus, pois os pais estão em lugar de Deus para seus filhos". - Mensagens Escolhidas, Vol. 3 Pág. 314 (grifo nosso).
"Alguns pais permitem que Satanás lhes dirija os filhos, e seus filhos não são reprimidos, mas permite-se que tenham mau temperamento, e sejam irascíveis, egoístas e desobedientes. Se eles morressem, esses filhos não seriam levados para o Céu. O procedimento dos pais está determinando o bem-estar futuro de seus filhos. Se permitem que sejam desobedientes e irascíveis, estão deixando que Satanás tome conta deles e opere por seu intermédio como apraz a sua majestade satânica, e essas crianças, que nunca foram educadas para obediência e para belos traços de caráter, não serão levadas para o Céu, pois o mesmo temperamento e disposição seria revelado nelas". - Mensagens Escolhidas, Vol. 3 Págs. 314 e 315 (grifo nosso).
"Pais, se quiserdes a bênção de Deus, fazei como Abraão, reprimi o mal, e incentivai o bem. Pode ser necessário certo comando em lugar de consultar à inclinação e ao prazer dos filhos". - Carta 53, 1887. - Orientação da Criança, Pág. 234 (grifo nosso).
"Consentir, porém, que a criança siga seus impulsos naturais corresponde a consentir que ela se corrompa e se torne hábil no mal. Os pais prudentes não dirão a seus filhos: 'Sigam o que quiserem; vão aonde quiserem; façam o que quiserem'; antes dirão: 'Ouvi a instrução do Senhor'. Devem-se fazer regras e regulamentos sábios, e pô-los em execução, a fim de que a beleza da vida doméstica não se perverta". - Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 112.
"Quando os pais como Eli sancionam e assim perpetuam os erros dos filhos, Deus certamente os levará ao lugar em que verão que não somente destruíram a sua própria influência, mas também a dos jovens a quem deveriam ter restringido. ... Terão de aprender lições amargas". - Manuscrito 33, 1903. - Orientação da Criança, Pág. 275 (grifo nosso).
"Oh, se os Elis de hoje, que se encontram por toda a parte buscando desculpas para os desvios dos filhos, assumissem prontamente a autoridade que lhes foi dada por Deus para os restringir e corrigir! Que os pais e tutores que passam por alto e desculpam o pecado dos que estão sob seus cuidados se lembrem de que assim se tornam cúmplices desses males. Se em vez de ilimitada transigência, fosse a vara do castigo usada com mais freqüência, não com ira mas com amor e oração, veríamos famílias mais felizes e a sociedade em melhor estado". - Signs of the Times, 24 de novembro de 1881. - Orientação da Criança, Pág. 276 (grifo nosso).
"A negligência de Eli é claramente apresentada perante todo o pai e mãe da Terra. Como resultado de seu afeto não santificado e de sua má vontade de cumprir um dever desagradável, fez uma colheita de iniqüidade em seus perversos filhos. Tanto o pai que permitiu a impiedade, como os filhos que a praticaram, eram culpados diante de Deus, e Ele não aceitaria oferta ou sacrifício por sua transgressão." - Review and Herald, 4 de maio de 1886. - Orientação da Criança, Pág. 276.
"Pais, fazei a vós mesmos a solene pergunta: Temos educado nossos filhos a ceder à autoridade paterna, preparando-os assim para obedecer a Deus, amá-Lo, ter a Sua lei como guia supremo da conduta e da vida?" - Review and Herald, 23 de abril de 1889. - Orientação da Criança, Pág. 491 e 492 (grifo nosso).
"A mãe... deve governar a casa sabiamente, na dignidade de sua maternidade. Sua influência no lar deve ser excelsa; sua palavra, lei. Se é cristã, sob o governo de Deus, se imporá ao respeito dos filhos. Dizei a vossos filhos exatamente o que exigis deles". - Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, Pág. 111 (grifo nosso).
"Mostrai respeito aos vossos filhos e não lhes permitais falar-vos ou dirigir-vos uma palavra desrespeitosa". - Manuscrito 114, 1903. - Orientação da Criança, Pág. 98 (grifo nosso).
"Foi-me mostrado que os pais em geral não têm seguido a devida conduta para com seus filhos. Não os têm restringido como deviam, mas permitido que condescendam com o orgulho, e sigam as próprias inclinações. Antigamente a autoridade paterna era considerada; então os filhos se achavam em sujeição aos pais, e temiam-nos e os reverenciavam; nestes últimos dias, porém, a ordem está invertida. Alguns pais estão sujeitos aos filhos. Temem contrariar a vontade deles, e portanto cedem. Mas enquanto os filhos se encontrarem sob o teto paterno, dependendo dos pais, devem estar subordinados ao seu domínio. Os pais devem agir com decisão, exigindo que seus pontos de vista do direito sejam seguidos.
"Eli poderia ter restringido seus ímpios filhos, mas temia-lhes o desagrado. Tolerou que prosseguissem em sua rebelião, até que se tornaram uma maldição para Israel. Exige-se dos pais que reprimam seus filhos. A salvação dos filhos depende em muito da conduta seguida pelos pais. Em seu amor e afeição equivocados pelos filhos, muitos pais condescendem com eles para dano seu... Um rápido conhecimento, porém, convence os que com eles se associam, de que a aparência exterior não basta para ocultar a deformidade de um coração destituído das graças cristãs, mas cheio de amor-próprio, altivez e paixões não controladas. Os que amam a mansidão, a humildade e a virtude, devem fugir de tal convívio, ainda que sejam filhos de observadores do sábado. Sua companhia é venenosa; sua influência conduz à morte. Os pais não avaliam a destruidora influência da semente que estão semeando. Ela brotará e dará frutos que farão com que os filhos desprezem a autoridade dos pais.
"Mesmo depois que têm idade, exige-se dos filhos o respeito para com seus pais, e que cuidem de prover-lhes conforto. Devem dar ouvidos aos conselhos dos piedosos pais, não achando que, por terem mais alguns anos, já não têm mais dever para com eles. Há um mandamento acompanhado de promessa para os que honram a seu pai e sua mãe. Nestes últimos dias os filhos se fazem notar tanto por sua desobediência e desrespeito, que Deus os tem observado especialmente, e isto constitui um sinal da proximidade do fim. É um indício de que Satanás tem completo domínio sobre a mente dos jovens. Por parte de muitos, já não há respeito para com a idade. É considerado demasiado fora de moda respeitar as pessoas idosas; isto remonta aos dias de Abraão. Diz Deus: 'Porque Eu o tenho conhecido, que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele.' Gênesis 18:19.
"Antigamente os filhos não tinham permissão de casar-se sem o consentimento dos pais. Estes escolhiam para os filhos. Era considerado crime um filho contratar casamento pela própria responsabilidade. O assunto era primeiramente exposto aos pais, e eles consideravam se a pessoa que devia ser posta em estreitas relações com eles era digna, e se as partes estavam em condições de sustentar uma família. Era por eles considerado da maior importância que eles, adoradores do verdadeiro Deus, não se casassem num povo idólatra, não fossem suas famílias levadas a desviar-se de Deus. Mesmo depois de os filhos estarem casados, achavam-se na mais solene obrigação para com seus pais. Seu discernimento não era então considerado suficiente sem o conselho dos pais, e era-lhes exigido respeitar e obedecer aos desejos deles, a menos que estes se achassem em contradição com os preceitos de Deus.
"Fui novamente levada a considerar a condição dos jovens nestes últimos dias. Os filhos não são controlados. Pais, vocês devem começar sua primeira lição de disciplina quando seus filhos são criancinhas de colo. Ensinem-lhes a submeter sua vontade à de vocês. Isto se pode fazer mantendo a justiça e a firmeza. Os pais devem ter inteiro domínio sobre si mesmos, e com brandura mas com firmeza, dobrar a vontade da criança até que ela nada espere senão ceder aos desejos deles.
"Os pais não começam a tempo. A primeira manifestação de mau temperamento não é reprimida, e os filhos crescem obstinados, o que aumenta à medida que eles crescem, e se arraiga à proporção que eles se fortalecem. Certos filhos, ao terem mais idade, julgam ser coisa natural que façam a própria vontade, e que os pais se submetam aos seus desejos. Esperam que os pais os sirvam. Impacientam-se com as restrições, e quando têm idade suficiente para serem úteis aos pais, não assumem as responsabilidades que devem. Foram eximidos de responsabilidades, e crescem inúteis em casa e lá fora. Não têm capacidade de resistência. Os pais suportaram as responsabilidades, e toleraram que eles crescessem na ociosidade, sem hábitos de ordem, de laboriosidade ou de economia. Não lhes foram ensinados hábitos de abnegação, mas foram mimados e favorecidos, satisfeitos seus apetites, e crescem com uma saúde débil. Suas maneiras e comportamento não são agradáveis. Sentem-se infelizes, e tornam infelizes os que os rodeiam. E enquanto os filhos são ainda crianças, enquanto necessitam ser disciplinados, é-lhes permitido saírem com outros e misturarem-se com os da mesma idade, e uns exercem uma influência corruptora sobre outros.
"A maldição de Deus pesará sobre os pais infiéis. Eles não somente estão plantando espinhos que os hão de ferir aqui, mas encontrarão a própria infidelidade quando se assentar o Juízo. Muitos filhos se erguerão no juízo e condenarão os pais por não os haverem reprimido, e os acusarão de serem destruídos. A falsa compaixão e o amor cego dos pais, faz com que eles desculpem as faltas dos filhos, passando-as sem correção, e os filhos se perdem em conseqüência disto, e o seu sangue recairá sobre os pais infiéis.
"Os filhos que são assim criados sem disciplina, têm tudo a aprender quando professam ser seguidores de Cristo. Toda a sua vida religiosa é afetada pela criação que tiveram na infância. Aparece o mesmo espírito obstinado; a mesma falta de abnegação, a mesma impaciência sob as reprovações, o mesmo amor-próprio e indisposição de buscar conselhos dos outros, ou de ser influenciado por juízo alheio, a mesma indolência, fuga das ocupações, falta de sentimento de responsabilidade. Tudo isto se vê em suas relações para com a igreja. É possível essas pessoas vencerem; mas quão dura é a batalha! Quão severo o conflito! Quão difícil é passar pelo curso da inteira disciplina que lhes é necessária para alcançarem a elevação do caráter cristão! Se, porém, eles vencerem afinal, é-lhes permitido ver, antes de serem trasladados, quão perto chegaram eles do precipício da destruição eterna, devido à falta de rigoroso preparo na juventude, à falta de aprenderem a submissão na infância". - Testemunhos Para a Igreja Vol. 1, Pág. 226-228 (grifo nosso).
"Vi que muitas pessoas Se salvariam, caso os jovens estivessem no lugar em que se deveriam achar, consagrados a Deus e à verdade; mas em geral assumem uma posição em que se lhes deve dedicar contínua obra, do contrário eles próprios se tornarão do mundo. São uma constante fonte de ansiedade e aflição. Lágrimas são vertidas por sua causa, e são arrancadas do coração dos pais angustiosas súplicas em seu favor. Todavia eles prosseguem, descuidosos da dor produzida por seu procedimento. Cravam espinhos no peito dos que dariam a vida para os salvar, e fazer com que se tornassem aquilo que Deus designou que fossem, por meio dos méritos do sangue de Cristo". - Mensagens aos Jovens, Pág. 206 (grifo nosso).
Autora: Ellen G. White
Clique na imagem ao lado e assista a pregação do Pastor e Doutor
Amim Américo Rodor, intitulada "Tributo Aos Pais". Assunto extremamente relevante.
Considere o seguinte e tome uma decisão:
A desobediência e o desrespeito aos pais não é pecado insignificante aos olhos do Céu. DEUS conferiu aos pais um poder que nem o próprio Satanás tem: o de gerar a vida. É por
isso que o inimigo ter tanto interesse de tornar banal e comum esse pecado gravíssimo. Quem desrespeita os pais não consegue se relacionar bem com DEUS ou alcançar as mesmas
bênçãos que os filhos obedientes. Não foi sem motivo que Ele colocou o mandamento "honra teu pai e tua mãe" como o primeiro mandamento da segunda tábua dos dez mandamentos,
assim como "não terás outros deuses diante de mim" é o primeiro mandamento da primeira tábua. DEUS considera o desrespeito aos pais como desrespeito a Si mesmo e foi para que
esse mal não proliferasse que Ele incluiu este entre os pecados que chegariam a ser punidos com a morte no Velho Testamento. Aos olhos de DEUS quem desonra os pais está em
situação de igualdade com o idólatra. A não ser que os pais dêem uma ordem que contrarie a vontade de DEUS, nosso Pai do Céu, (Efésios 6:1), não estão os filhos livres
para desobedecer.
Os filhos que desobedecem e desrespeitam os pais não receberão a Chuva Serôdia e não entrarão no Céu; e o quinto mandamento diz respeito a todos os pais e não somente
aos pais cristãos ou que estejam sempre certos. Isaque, ao saber que seu próprio pai iria matá-lo e oferecê-lo em sacrifício sobre um altar, poderia ter tido bons motivos
para discordar ou desobedecer. Mas ele preferiu obedecer, mesmo sabendo que que essa obediência o levaria à morte. Lembre-se de que ele não sabia que DEUS impediria o
sacrifício.
Lembre-se de que na parábola do filho pródigo o pai não foi atrás do filho; ele aguardava ansiosamente pela volta do filho e de braços abertos, mas esperou em casa.
Da mesma forma, DEUS hoje convida você a corrigir a sua vida aos olhos dEle, caso tenha alguma pendência com seus pais no que diz respeito à rebeldia ou ao
desrespeito. Essa submissão é dever dos filhos e não dos pais. Se você quer mesmo receber a Chuva Serôdia, coloque a sua vida em ordem também quanto a esse assunto,
e faça isto antes que seja tarde demais. Tome esta decisão ainda hoje, porque o amanhã não lhe pertence.