O Testemunho Direto ou Um Padrão Mais Baixo?
O Que DEUS Espera de Nós?
Segundo o Espírito de Profecia, devemos dar nosso testemunho de maneira direta e enérgica ou dar um testemunho brando e ajustá-lo às pessoas?
Desde o início de nossos trabalhos, fomos chamados a dar um testemunho direto e claro, a reprovar erros e não omitir nada de ninguém. Mas sempre tem havido aqueles que se opõem aos nossos testemunhos, e continuam a dizer palavras agradáveis, rebocando com argamassa fraca, e destruindo a influência de nossos trabalhos. O SENHOR nos guiaria ao enfrentarmos a oposição, e os indivíduos então se colocariam entre nós e o povo, para tornar nosso testemunho de nenhum efeito. Muitas visões foram dadas quanto ao fato de que não nos devemos esquivar de declarar o conselho do SENHOR, mas assumir a posição de despertar o povo de DEUS, porquanto está adormecido em seus pecados. Mas poucos têm simpatizado conosco e com aqueles que foram reprovados. Essas coisas nos afligiram e sentíamos não ter nenhum testemunho para dar à igreja. Não sabíamos em quem confiar. Quando todas essas coisas nos oprimiram, nossa esperança morreu. Recolhíamo-nos para descansar por volta de meia-noite, mas eu não podia dormir. Havia em meu coração uma tremenda dor, para a qual não achava alívio. Desmaiei várias vezes.
Meu marido chamou os irmãos Amadon, Kellogg e C. Smith. Suas orações fervorosas foram ouvidas, veio-me alívio e fui tomada em visão. Foi-me mostrado que tínhamos uma obra a fazer, que precisávamos dar nosso testemunho de maneira direta e enérgica. Foram-me mostrados indivíduos que tinham evitado o testemunho direto. Vi a influência de seus ensinos sobre o povo de DEUS.
A condição do povo em _____ também me foi revelada. Possuem a teoria da verdade, mas não estão santificados por ela. Vi que quando os mensageiros penetram um novo campo, seu trabalho é mais que perdido, a menos que dêem um testemunho claro e direto. Eles devem manter distinção entre a igreja de CRISTO, e os pretensos cristãos inativos. Havia uma falha a esse respeito em _____. O Pastor N estava temeroso de ofender, receoso de que as peculiaridades de nossa fé pudessem aparecer; o padrão foi rebaixado para satisfazer o povo. Deveria ser-lhe mostrado que possuímos verdades de importância vital, e que seu interesse eterno dependia de sua decisão. Para serem santificados pela verdade, seus ídolos teriam de ser abandonados, os pecados confessados e frutos dignos de arrependimento.
Os que se ocupam da solene obra de levar a terceira mensagem angélica, precisam agir com decisão, e destemidamente pregar a verdade no Espírito e poder de DEUS, deixando-a atuar. Eles devem elevar o padrão da verdade e persuadir o povo a viver à altura dele. Muito freqüentemente ele tem sido rebaixado para ajustar-se às pessoas em sua condição de trevas e pecado. O testemunho direto é que as fará decidir. Um testemunho brando não tem esse poder. O povo tem o privilégio de ouvir esse tipo de ensino dos púlpitos populares; mas os servos de DEUS, a quem Ele confiou uma solene e temível mensagem que deve preparar o povo para a vinda de CRISTO, precisam dar um testemunho claro e direto. Nossa verdade é muito mais solene do que a dos professos nominais, "assim como os céus são mais altos do que a Terra". Isaías 55:9.
O povo encontra-se adormecido em seus pecados e precisa ser alertado antes que possa sacudir de si essa indiferença. Seus pastores têm pregado coisas suaves; mas os servos de DEUS que possuem verdades sagradas e vitais, devem clamar em alta voz e nada reter, para que a verdade possa rasgar as vestes da falsa segurança e achar seu caminho para o coração. O testemunho direto que deveria ter sido dado às pessoas em _____, foi evitado pelos pastores; a semente da verdade "caiu entre espinhos" (Lucas 8:14) e ficou sufocada. As fraquezas malignas floresceram em alguns, e as graças divinas morreram.
Os servos de DEUS têm de apresentar um testemunho direto, que penetre o coração natural e revele o caráter. Os irmãos N e O reprimiram completamente os servos DEUS enquanto se achavam em _____. Tal pregação como houve ali jamais fará o trabalho que DEUS lhe designou. Os pastores das igrejas nominais usam de muita bajulação, e ocultam as penetrantes verdades que repreendem o pecado.
A menos que as pessoas abracem a mensagem corretamente e seu coração esteja preparado para recebê-la, fariam melhor deixando-a em paz. O SENHOR me revelou que a igreja de _____ precisa obter experiência, mas que isso lhe seria mais difícil agora, do que se houvesse aceitado o testemunho direto a ela dado, quando a princípio descobriu que estava em erro. Então os espinhos teriam sido mais facilmente arrancados. No entanto, vi que havia homens de valor moral em _____, alguns que ainda serão testados pela verdade presente. Se a igreja despertar e converter-se, o SENHOR Se volverá para eles e lhe dará Seu Espírito. Então sua influência falará em favor da verdade. - Testemunhos Para a Igreja, Vol. 1, Págs. 256-258 (grifo nosso) .
Há outra questão mais importante que deveria ocupar a atenção das igrejas de hoje. O apóstolo Paulo declara que "todos os que piamente querem viver em CRISTO JESUS padecerão perseguições". II Tim. 3:12. Por que é, pois, que a perseguição, em grande parte, parece adormentada? A única razão é que a igreja se conformou com a norma do mundo, e portanto não suscita oposição. A religião que em nosso tempo prevalece não é do caráter puro e santo que assinalou a fé cristã nos dias de CRISTO e Seus apóstolos. É unicamente por causa do espírito de transigência com o pecado, por serem as grandes verdades da Palavra de DEUS tão indiferentemente consideradas, por haver tão pouca piedade vital na igreja, que o cristianismo, é aparentemente tão popular no mundo. Haja um reavivamento da fé e poder da igreja primitiva, e o espírito de opressão reviverá, reacendendo-se as fogueiras da perseguição. - O Grande Conflito, Pág. 48 (grifo nosso) .
Autora: Ellen G. White
"Se tu soubesses que JESUS viria ainda antes de a manhã raiar, temor ias sentir ou alegria, sabendo que esta noite Ele iria chegar?
Considere o seguinte e tome uma decisão:
Somos chamados "a dar um testemunho direto e claro", "de maneira direta e enérgica" e a "assumir a posição de despertar o povo de DEUS". Em nossas pregações, quando vamos
a "um novo campo", devemos "manter distinção entre a igreja de CRISTO, e os pretensos cristãos inativos" e nunca rebaixar o padrão "para ajustar-se às pessoas em sua condição
de trevas e pecado". Devemos nos lembrar de que "o testemunho direto é que as fará decidir" e que "um testemunho brando não tem esse poder". É trágico quando quem prega a
palavra fica "temeroso de ofender, receoso de que as peculiaridades de nossa fé pudessem aparecer" e rebaixa o padrão "para satisfazer o povo". Temos que "elevar o padrão
da verdade e persuadir o povo a viver à altura dele". Não podemos fugir do fato de que é preciso que "haja um reavivamento da fé e poder da igreja primitiva" e que tal
reavivamento reacenderá "as fogueiras da perseguição". Se não agirmos de acordo com essas orientações divinas não podemos nos considerar cristãos fiéis. Decida-se,
hoje mesmo, a viver à altura dessas verdades essenciais para aqueles que estarão preparados para a Chuva Serôdia.